Editorial
|
É preocupante a rápida multiplicação de "bolsões" de estados policiais terroristas incrustrados em partes do nosso território: nas grandes cidades; nas regiões de fronteira; e até na crescente desenvoltura com que os policiais militares estaduais abusam da sua autoridade na repressão a movimentos populares ou no combate a bandos criminosos.
|
|
Ler mais...
|
|
|
|
Escrito por Gabriel Brito e Valéria Nader
|
| Em meio às investigações dos diversos escândalos envolvendo Daniel Dantas, abriu-se fogo cruzado entre setores do poder favoráveis e contrários aos métodos de investigação utilizados pela Polícia Federal. Para tratar do assunto, o Correio da Cidadania conversou com a socióloga Maria Orlanda Pinassi, professora da UNESP de Araraquara para quem o atual quadro pode ser considerado de crise institucional, dentro dos poderes e também entre eles. |
 |
|
|
|
Escrito por Gabriel Brito
|
|
|
|
Escrito por Virgílio Arraes
|
|
A futura administração democrata tem a oportunidade de definir uma nova equipe e formular uma estratégia de fato para opor-se ao terrorismo, especialmente da vertente fundamentalista. Mantida parte do gabinete na área de segurança, não há mais por que acreditar que o presidente Obama efetivaria rumo bastante diferente do da administração Bush.
|
|
Política
| Keynes ou não Keynes, não é a questão! |
| |
|
| Raymundo Araujo Filho |
| 20.11.2008 |
|
Na lógica capitalista só teremos migalhas para mal mitigar o sofrimento de parcelas ínfimas. A ralé continuará no andar de baixo, e com a ração ainda mais racionada.
|
| Ler mais... |
| Destruição da polícia fortalece crime organizado |
| |
| Dicionário da Cidadania |
| Airton Florentino de Barros |
| 18.11.2008 |
|
Os agentes da segurança pública, como integrantes da estrutura do Estado, devem ser valorizados por dignos planos de carreira e remuneração, de modo a que possam exercer a função com satisfação.
|
| Ler mais... |
| Abutres sobrevoam restos mortais |
| |
|
| Waldemar Rossi |
| 18.11.2008 |
|
Enquanto os chefetes dos governos se animam em salvar o capital corrupto, predador da natureza, gerador de miséria, os movimentos sociais competem entre si e parte deles se vende ao capital.
|
| Ler mais... |
| A crise e o papel da China |
| |
|
| Wladimir Pomar |
| 18.11.2008 |
|
A construção de um forte mercado interno tornou-se questão central para o país preparar-se e enfrentar a quase certa crise, cujo foco deveria ser países desenvolvidos.
|
| Ler mais... |
| Meu nome é crise |
| |
|
| Frei Betto |
| 15.11.2008 |
|
Todas as vezes que irrompo na história ou na vida das pessoas, trago um recado: é hora de começar de novo. Quem puder entender, entenda.
|
| Ler mais... |
| Os desafios de Obama |
| |
|
| Luiz Antonio Magalhães |
| 14.11.2008 |
|
Se na economia Obama vai precisar agir com firmeza, no campo político há muito para ser feito, até porque o legado de Bush filho nesta seara também não é dos melhores.
|
| Ler mais... |
| Obama nas alturas |
| |
|
| Léo Lince |
| 14.11.2008 |
|
Nós brasileiros temos a experiência prática recente de um governo eleito para mudar e que traiu as promessas de campanha. Não vale, portanto, embarcar sem cautelas na onda.
|
| Ler mais... |
Internacional
| “Yes, nós temos Obama!” |
| |
|
| Julio Cesar de Castro |
| 12.11.2008 |
|
Obama é uma espetacular estratégia, carisma de líder paz-e-amor à brasileira, preparado para "mexer" com a emotividade das massas e restabelecer a fidúcia da classe média.
|
| Ler mais... |
| Entendendo o Irã |
| |
|
| Luiz Eça |
| 10.10.2008 |
|
A Casa Branca tem um plano para derrubar Ahmenadabad: agravar cada vez mais as sanções contra o Irã até levar sua economia ao colapso.
|
| Ler mais... |
Economia
| Generosidade às montadoras |
| |
|
| Paulo Passarinho |
| 14.11.2008 |
|
A preocupação maior do governo parece ser a manutenção de condições para as montadoras continuarem a enviar recursos às suas matrizes.
|
| Ler mais... |
Meio Ambiente
| Lixo no ar |
| |
|
| Danilo Pretti Di Giorgi |
| 18.11.2008 |
Acordo fechado no final de outubro adiou por mais quatro anos a implantação do diesel mais limpo no país. Um detalhe fundamental é que estas montadoras já produzem motores de maior qualidade apenas para exportá-los para a Europa.
|
| Ler mais... |
| As próximas crises |
| |
|
| Rogério Grassetto Teixeira da Cunha |
| 08.11.2008 |
|
Não sabemos se a catástrofe ambiental virá abrupta ou gradualmente. Porém, logo não será questão de escolha, seremos forçados a uma redução drástica no consumo.
|
| Ler mais... |
Cultura e Esporte
| Zumbi caçador de negro |
| |
|
| Mário Maestri |
| 20.11.2008 |
|
Entre as inúmeras sandices do jornalista da Veja, destaca-se certamente a pérola de que o palmarino "não lutava contra o sistema da escravidão".
|
| Ler mais... |
| Black is beautiful |
| |
|
| Maria Clara Lucchetti Bingemer |
| 11.11.2008 |
|
Talvez Obama não seja tão inovador ou pioneiro ou audaz quanto se espera ou quanto seria de se desejar. No entanto, a força do símbolo permanece.
|
| Ler mais... |
| Não me leia assim |
| |
|
| Gabriel Perissé |
| 10.11.2008 |
Não me leia bebendo uísque que eu não sou Paulo Leminski. Não me leia mais... que eu não sou Vinicius de Moraes.
|
| Ler mais... |
|
Madeireiros peruanos derrubam madeiras nobres no Alto Juruá |
|
|
|
|
Escrito por Andrea
|
|
14-Ago-2008 |
|
Após sobrevôos na fronteira do Brasil com o Peru, na região do Alto Juruá, fiscais do Ibama constataram pontos do território brasileiro explorados por madeireiros peruanos, para a retirada ilegal de madeiras nobres. A partir dessas informações, Ibama, Polícia Federal, COE e Polícia Civil desencadearam no final da semana passada a Operação Flidias (que significa senhora das florestas
Com o apoio de um helicóptero do Ibama, a equipe composta por 19 integrantes foi transportada para o local da invasão, próximo à nascente do Rio Azul na extensão do marco 53 que divide os dois países. Lá foram encontradas 103 toras de madeira das espécies cedro e samaúma, que estavam empilhadas nas trilhas prontas para serem removidas até um igarapé, de onde seguiriam para a cidade peruana de Pucallpa na época chuvosa, quando ocorre a cheia dos rios.
Tendo em vista a impossibilidade de transporte das toras para as cidades brasileiras, todas elas foram serradas em pequenos pedaços tornando-as inúteis para a comercialização internacional. Segundo o analista ambiental do Ibama, Fernando Maia, os acampamentos foram encontrados em território peruano, por isso, não houve prisões. Só a madeira era retirada no Brasil. Sem condições de vida, os invasores são enviados por grandes madeireiros para passarem temporadas no meio da mata, recebendo o equivalente a R$ 5 por dia. Cada metro cúbico da madeira é comercializado a 2,5 mil dólares no mercado europeu.
Publicado em Agência Amazônia.
Fonte: Tribuna do Juruá.
|
|
|
Organizações sociais do MS atacam mentiras contra indígenas e demarcações de terras |
|
|
|
|
Escrito por Andrea
|
|
14-Ago-2008 |
|
Diferentes organizações sociais do Mato Grosso de Sul, nucleados na Coordenação de Movimentos Sociais (CMS), tomaram a decisão de apoiar ativamente a exigência de demarcação de territórios dos indígenas Guarani Kaiowá e também respaldar os trabalhos dos antropólogos que integram os Grupos Técnicos de Identificação de Terras Indígenas (GTs).
A decisão foi tomada a partir da necessidade de rebater várias falácias que estão sendo colocadas seja pelo próprio governador, André Puccinelli, por parlamentares vinculados aos ruralistas ou por organizações que agrupam os representantes do agronegócio, como a Federação de Agricultura e Pecuária (FAMASUL) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Segundo os movimentos sociais do Mato Grosso do Sul, é falsa a informação de que 14 milhões de hectares de terras serão tiradas da população para serem entregues aos Guarani Kaiowá, com as demarcações que serão feitas pela Funai e Ministério Público Federal. Também afirmam que não é verdade que 26 municípios deixarão de existir e que 700 mil pessoas serão retiradas de suas casas. Colocam igualmente que é um "discurso mentiroso" a informação de que a demarcação de terra indígena na faixa de fronteira afetaria a soberania nacional.
A critério da Coordenação de Movimentos Sociais (CMS) do Mato Grosso do Sul, "muitos absurdos" estão sendo colocados perante a opinião pública nacional e do estado por grupos poderosos vinculados ao latifúndio e ao agronegócio, em primeiro lugar pelo próprio governador, com a clara intencionalidade de pôr à população e especialmente os próprios trabalhadores e camponeses contra os direitos indígenas.
Ante essa situação, a CMS começou a mobilizar-se e decidiu apoiar os povos indígenas na atual conjuntura. A Coordenadação afirma que os estudos que estão sendo feitos são a implementação de um trabalho científico que tem como objetivo buscar a verdade. O resultado que se busca é justamente definir qual é a situação fundiária das áreas historicamente ocupadas pelos povos Guarani Kaiowá e Guarani Nhandeva e que foram usurpadas recentemente pela expansão das fronteiras agrícolas; questão que levou a morte para milhares de indígenas, ocasionou desagregações familiares, culturais e comunitárias, causando um verdadeiro genocídio.
Igualmente é questionado o fato de que os grupos contrários às demarcações estão se posicionando contra um estudo que, pautado pela Constituição Federal, busca respostas e soluções para todas as partes.
De acordo com as organizações sociais, o que se verifica é a falta de interesse político em resolver a situação, impedindo a proteção de terras que serão incorporadas ao patrimônio da União para a necessária devolução aos indígenas de suas terras para garantir a vida e devolver a dignidade aos povos Nhandeva e Kaiowá. Para os movimento sociais, o que está primando na atitude dos grupos poderosos é uma mentalidade feudal que visa só o lucro desenfreando em detrimento de direitos humanos fundamentais e cuja clara intencionalidade é assegurar mais terras para a pecuária e a monocultura. Os estudos antropológicos que pretendem demarcar as terras indígenas "estão longe do quadro apocalíptico que pinta o pequeno grupo aliado do capital e do agronegócio. A campanha contrária às demarcações está sendo levada propositalmente para gerar animosidade e discórdia contra os índios", disseram os representantes dos movimentos sociais do Mato Grosso do Sul.
Publicado no site do Cimi (Conselho Indigenista Missionário).
|
|
|
As muralhas devastadas do rio Xingu |
|
|
|
|
Escrito por Rodolfo Salm
|
|
14-Ago-2008 |
|
Não se faz nada para evitar o crime porque, aos olhos dos governantes, antes de molduras de um quadro maravilhoso, elas são as paredes dos reservatórios das futuras hidrelétricas. Rodolfo Salm.
|
|
Ler mais...
|
|
|
Geórgia: a ilusão da ocidentalização |
|
|
|
|
Escrito por Virgílio Arraes
|
|
14-Ago-2008 |
|
George Bush nada pode fazer, na prática, para auxiliar a Geórgia, prestes a enfrentar outra turbulência: a possível derrubada do governo, patrocinada pela Rússia.
|
|
Ler mais...
|
|
|
Escrito por Paulo Passarinho
|
|
14-Ago-2008 |
|
O significado dessa verdadeira tragédia ainda não foi bem assimilado pelos seus diversos setores, que insistem em manter o seu apoio a Lula e seus partidos satélites.
|
|
Ler mais...
|
|
|
A Fazenda Brasil e a opção pelo agronegócio exportador |
|
|
|
|
Escrito por Henrique Cortez
|
|
14-Ago-2008 |
|
O governo sempre demonstrou submissão ao agronegócio de exportação, principalmente pecuaristas e sojicultores. Agricultura familiar não está na agenda. Henrique Cortez.
|
|
Ler mais...
|
|
|
Padre Gabriel Maire: reabertura do processo |
|
|
|
|
Escrito por João Baptista Herkenhoff
|
|
14-Ago-2008 |
|
A decisão do tribunal foi tardia. Agora cabe à justiça aprofundar a prova, ouvir testemunhas que deveriam ter sido ouvidas e esmiuçar as obscuridades do caso. João Baptista Herkenhoff.
|
|
Ler mais...
|
|
|
|
Resenha
|
O Massacre – Eldorado dos Carajás: uma história de impunidade, de Eric Nepomucemo, 216 pp., Editora Planeta, São Paulo, 2007, R$ 32,50
|
|
Ler mais...
|
|
|