Correio da Cidadania

Vote nulo no segundo turno

0
0
0
s2sdefault

 

 

A matéria da revista Veja, denunciando corrupção na Petrobrás, mas no fundo pretendendo a entrega total de nosso petróleo aos Estados Unidos e às multinacionais concorrentes, deu sobrevida à reeleição de Dilma/Lula, à “democracia social” e ao governo social-liberal de petistas chapa-branca e comunistas de logotipo. Claro que as falcatruas foram feitas pelos bandidos partidários de Paulo Maluf de dentro da Petrobras para agradar políticos corruptos, incluindo alguns do PT, empresários corruptores, para obter benefícios para si próprios. A corrupção deve ser apurada, corruptos e corruptores julgados e punidos com a lei.

 

Marina Silva, defensora do capitalismo verde e abutre, que ocupou o lugar de Eduardo Campos na disputa presidencial, viu o seu favoritismo desgastado ao atacar o pré-sal descoberto pela Petrobras e defender o uso de energias limpas no lugar do petróleo.

 

Afora isso, a campanha de Dilma diz que Marina Silva defende a autonomia do Banco Central, e defende mesmo.

 

O próprio MST avançou para posição de “convocação de uma Assembleia Constituinte soberana e exclusiva, ainda em 2015”, e não mais um plebiscito meramente eleitoral.

 

Além disso, para se contrapor a José Serra, candidato tucano ao Senado, Eduardo Suplicy cresce na preferência do povo no rastro do “bom samaritano” e do “político honesto”, como se a honestidade não fosse condição intrínseca na representação popular.

 

Ainda assim, uns, outros e alguns mais aceitam de bom grado o financiamento de suas campanhas por grandes empreiteiras corruptoras.

 

Por isso continuo dizendo aos amigos e amigas que pensam em votar na Dilma no segundo turno para não se iludirem e votarem nulo. É tudo farinha podre do mesmo saco. Essa gente encara “programas”, “plataformas” e “intenções” porque disputa o poder para representar grandes interesses.

 

Sem esquerdismo e doutrinarismo, vamos continuar insistindo no socialismo, revolucionário.

 

 

Otto Filgueiras é jornalista e está lançando o livro Revolucionários sem rosto: uma história da Ação Popular, em dois volumes: Primeiros Tempos e Bom Combate.


Comentários   

0 #5 Voto nuloHélio Querino Jost 15-09-2014 21:08
Lamentável, impatriótico e anti-democrático a pregação de voto nulo. Ainda que sem chances, temos partidos que podem ser sufragados, ao menos para marcar estatisticamente o resultado eleitoral. É fato que os três principais atores políticos dessa eleição não representarem mudança mas, jamais voto nulo.
Citar
0 #4 RE: Vote nulo no segundo turnoJulião Ramos 15-09-2014 00:34
Discordo do voto nulo, pois o segundo turno vai ser muito apertado e pode entregar as rédeas do país à Marina e, com isto, o Pre-Sal às grandes cias petrolíferas, em definitivo, incluindo aí a Petrobras.
Ademais, enquanto continuarmos com essa democracia liberal, em oposição a uma democracia progressista - sem aventuras revolucionárias, claro - teremos que sofrer dos males de sempre: 1. Representação política pífia; 2. Políticos corruptos e interesseiros; 3. Uma direita forte e favorecida por nossas brutais desigualdades que ela mesma propicia ; 4. Uma mídia corporativa que espelha e espalha a ideologia conservadora, alienígena e elitista de nossa camada dirigente; 5. E porque nunca faremos reformas consequentes, continuaremos sendo o país que-poderia-ser, rico em potencialidades e recursos, mas incapaz de auto-realizar-se.
Citar
0 #3 Sobrevida?!Elson 12-09-2014 19:25
Só não entendendo é como as denúncias sobre a Petrobrás tenham dado sobrevida à reeleição de Dilma.
Citar
0 #2 Anular é se omitir...Ariovaldo 12-09-2014 16:32
Concordo em quase tudo mas, acho que votar nulo não resolve, sr.Otto.Participar do processo de escolha ainda que sem muitas opções ideológicas, ajuda a entender a realidade e desse modo podemos atuar nela e tentar mudar o que for possível.No balanço geral, Dilma ainda é a melhor opção, por soube conduzir o processo iniciado por Lula e manter a política de inserção social de milhões de brasileiros que estavam na miséria.Uma nova realidade surgiu para as novas gerações que até então, não vislumbravam qualquer chance de inclusão social.Longe do ideal de igualdade que queremos, mas é o que temos.Votar em Marina vai ser um salto no escuro de uma candidata sem programa nem estrutura partidária ou de movimentos sociais de apoio.Vamos refletir melhor, Dilma ainda é a solução para tantas injustiças e desigualdades econômicas e sociais.Duvido que alguém possa governar o Brasil sem fazer concessão alguma.Duvido que o Brasil melhore sem investimentos estrangeiros.Duvido que o país lidere o Mercosul e conduza seus hermanos a uma política de fortalecimento das relações SUL-SUL, com Marina ou Aécio.Vamos reeleger Dilma para o bem dos brasileiros que acreditam no futuro deste país.
Citar
0 #1 RE: Vote nulo no segundo turnoAntônio Luiz C. Leme 12-09-2014 14:07
Sem comentários...
O texto é auto explicativo e oportuno.... Não só nesta, mas em muitas outras eleições, anulei e vou anular no segundo turno....Não Voto no menos pior....
Citar
0
0
0
s2sdefault