Correio da Cidadania

Circo, cerco e ridículo

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

 

Não se pode negar que o Partido da Mídia tem trabalhado duro para encontrar algo que incrimine o ex-presidente Lula como “ladrão”. De um mês para cá, pelo menos, as mesmas matérias saem diariamente, requentadas. Só variam os títulos e uma linha ou outra. E todas descambam cada vez mais para o caricato e o deboche.

 

Capas com caricaturas, inclusive ofensivas, chamam para textos e reportagens mirradas e indecentes. “Época” de carnaval! “Veja” todo o povo com a máscara do “japonês da federal” e de Lula com a fantasia de “presidiário”! “Isto é” que será uma manifestação popular! “Global”! O Carnaval da alegria popular devia transformar-se numa manifestação massiva de escárnio ao ex-presidente.

 

Falaram de sua família, de seu casamento, de seus filhos, de seus amigos, de suas “confidências indiscretas”. Pesquisaram tudo, principalmente seus “bens”. Afinal, para demonstrar que alguém é ladrão é preciso desencavar os “bens”. Em relação ao ex-presidente Lula, isso não foi novidade. Durante a campanha presidencial de 1989 a calúnia corrente era a de que possuía uma “mansão” no bairro nobre do Morumbi. A um taxista, convicto, que queria me convencer disso, propus pagar a corrida até lá. Surpreso, confessou que não sabia o endereço. Apenas ouvira falar...

 

Agora deixou de ser oral para ser escrito. O que temos? Um “tríplex” e um “sítio em Atibaia”! Não há dia em que fotos do tal prédio do Guarujá, ou do tal sítio, deixem de ser estampadas em algum dos órgãos do Partido da Mídia. Qual o crime? Presidente por oito anos seguidos, teria sido incapaz de poupar algum dinheiro para comprar um apartamento (mesmo tríplex)? E por que esses competentes cães farejadores do Partido da Mídia jamais informam a metragem e o entorno social do “tríplex”?

 

Também seria “crime” comprar um sítio? Qual o problema? É crime alguém de origem pobre, metalúrgico, sindicalista, candidato sem diploma, eleito presidente da República por dois mandatos, amealhar alguns trocados para comprar dois “bens” desse tipo? “Bens” que estão a milhões de quilômetros de distância do valor de fazendas com pista de pouso para jatinhos, ou apartamentos de luxo em Higienópolis, em São Paulo, e na Praia do Leblon, no Rio, pertencentes a alguns políticos conhecidos.

 

Mas o tal “sítio de Atibaia” não é de propriedade do ex-presidente. E as cotas referentes ao “tríplex do Guarujá” foram vendidas. Nessas condições, para manter a linha de ataques ao ex-presidente Lula, o Partido da Mídia e seus aliados na PF e no Ministério Público estão tendo que transformar em crime a prática de “fins de semana em sítios de amigos”, “venda de cotas de apartamentos” e “agendas de representantes empresariais com o presidente no Planalto”.

 

Em outras palavras, todos os que aceitarem passar fins de semana em sítios de amigos passam à condição de suspeitos potenciais. E atenção, cotistas do Programa Minha Casa Minha Vida: a qualquer momento vocês podem ser arrolados como suspeitos de alguma maracutaia. Onde já se viu pobre de salário mínimo ter direito de ser proprietário de sua moradia?

 

Além disso, qualquer pessoa que peça uma agenda na presidência da República deve ter sua pretensão negada. Por quê? Porque um, dois, ou mais anos depois essa pessoa pode ser envolvida em algum processo de corrupção, “demonstrando” que a presidência não foi ciosa e, certamente, estava envolvida com a dita pessoa.

 

Falando sério: a moeda mais barata em qualquer mercado, em qualquer época, tem sido a da calúnia, principalmente daquela que corrói através do deboche. Como não conseguiram provar nada que realmente incrimine o ex-presidente, o Partido da Mídia, em conluio com órgãos do Estado e com a oposição de direita, decidiu martelar a calúnia debochada para solapar sua imagem pública.

 

Como disse abertamente um sabujo do The Globe, em artigo assinado: o objetivo verdadeiro consiste em liquidar o prestígio de Lula e, com isso, liquidar o PT. Mesmo que, para isso, seja necessário sacrificar uma parte do poder econômico brasileiro nacional e vendê-la, na bacia das almas, ao poder econômico estrangeiro.

 

No entanto, apesar da marquetagem pesada do Partido da Mídia para a venda de máscaras, pixulecos e fantasias debochadas do ex-presidente, milhões de foliões sequer se deixaram influenciar. O esforço teve um resultado ridículo.

 

Apesar disso, tem razão o presidente do PT: é preciso convocar a militância e todos os que têm compromisso com a democracia a combater o “circo” e o “cerco” com que procuram liquidar Lula e o PT. Mesmo porque, com essa liquidação política pretendem criminalizar a política, destruir a esquerda, impedir a participação popular, acabar com a soberania nacional, e dar fim a qualquer pretensão de melhorar as condições de vida dos mais pobres e dos trabalhadores.

 

 

Wladimir Pomar é escritor e analista político.

 

Comentários   

0 #4 avisoGabriel Brito 15-02-2016 20:38
Camarada: o Correio não é de "outro partido", no caso o PSOL, como você obviamente se refere.

Wladimir Pomar faz parte do corpo histórico do jornal e tem uma vastíssima história no âmbito político da esquerda, sem nada a lhe desabonar sua trajetória e a despeito de suas opiniões atuais.

Só queremos fazer jornalismo, não estamos preocupados em trocar um "sectarismo corrompido" por outro. Mas conviver com opiniões minimamente díspares da própria parece ser a maior dificuldade na vida de muito progressista por aí.
Citar
0 #3 Como?renato tapado 14-02-2016 13:39
O Correio da Cidadania, de outro partido, publicando uma defesa do Lula? Por que motivo? É incoerente. Uma decepção para os leitores que, justamente, buscam no Correio uma visão alternativa ao sectarismo corrupto do PT.
Citar
0 #2 Não é crime compra um apartamentoAntonio P. Oliveira 12-02-2016 11:39
Não, não é crime comprar um apartamento, sítio, barco ou seja lá o que for. E também concordo que o tratamento da mídia em relação aos dirigentes petistas é diferente daquele manifestado aos políticos burgueses tradicionais. Porém, para alguém de esquerda, que professa valores socialistas, não seria descabido ir um pouco além disso. Porque, no fundo, não se trata de o ex-presidente ou qualquer outro dirigente petista ter adquirido algum bem. Se fosse só isso, o artigo acima estaria coberto de razão. No entanto, a questão de fundo (e que a mídia também não mostra) são as relações que perpassam essas aquisições, reformas, presentes, etc. O que deveria incomodar os petistas que se reivindicam autênticos, deveria ser as relações intimas dos seus dirigentes com ricos empresários. Amizades que quase sempre desembocam em presentes, mimos, financiamentos de campanhas etc.
Por isso, o artigo acima, é incoerente. Porque simplesmente trata o Lula e os dirigentes petistas envolvidos em corrupção como se fossem apenas vítimas. E, não o são.
Citar
0 #1 ExplicaçãoRoberto 12-02-2016 00:13
Boa noite, alguém pode me dizer o que é "Partido da Mídia"
Citar
0
0
0
s2sdefault