Olim...piada Brasil

0
0
0
s2sdefault

 

Nada como um bom jogo de cena midiática para deixar o povo feliz! Grande espetáculo armado no grande circo de Copenhague (Dinamarca), numa espetacular cobertura da mídia, com destaque para a Rede Globo. A mesma Rede Globo responsável por tantos feitos grotescos – como aquele da disputa entre Collor de Mello e Lula, em 1989, que culminou com a virada collorida sobre o operário de São Bernardo. E o povo realmente ficou feliz! Ao menos foi isto o que a telinha mostrou para o mundo inteiro.

 

A começar pelos "embaixadores brasileiros" lá presentes, Lula Pelé, Nuzman e tantos outros sanguessugas do nosso dinheirinho, fazendo festa. Comitiva brasileira com mais de cem convidados que tiveram todas as despesas bancadas, não se sabe ainda por quem, porque tudo está guardado "a sete chaves". Estes sim fizeram a grande festa pessoal, em nome do povo.

 

Manchete de um dos jornais de grande circulação: "Brasil no Olimpo!" (Olimpo, a morada dos deuses gregos). Enquanto a telinha alternava suas imagens com a festa de milhares de brasileiros, em plena Copacabana abarrotada, celebrando a "vitória" do Rio sobre Chicago, Tóquio e Madri! Uma festa de quem imagina ter chegado ao Paraíso! E todos passaram a "viver felizes para sempre!", num belo conto de fadas. Telinha mostrando homens e mulheres chorando de emoção e emocionando outros tantos milhares postados diante dela. Que maravilha! Segundo os jornais, agora o Brasil, realmente, entra para o reduzido Universo do Primeiro Mundo. Fomos promovidos. Promovidos?

 

Nada contra a que pessoas disputem um lugar ao pódio, em competições sadias e que de fato sejam uma expressão de lazer e de desconcentração. Tudo contra a transformação dessas competições em mera mercadoria, onde o capital fatura se apropriando do dinheiro dos povos. Será que aquele mesmo povão, sabendo que a realização de tal Olim... piada no Rio vai significar o desembolso de mais de R$ 30 bilhões (já previstos, mas não limitados a este montante), iria se sentir tão realizado? Se soubesse que tal dinheiro sairá dos orçamentos da União, do estado do Rio de Janeiro e do município do Rio, e que esse mesmo dinheiro estará faltando para os serviços essenciais da saúde, da educação, do saneamento básico, do transporte - entre outras prioridades para uma vida sadia e feliz -, será que esse povo se sentiria no Olimpo, na morada dos deuses?

 

Mas os nossos governantes não estão preocupados com essas "questiúnculas". O que interessa é sentir o crescimento de suas popularidades e agradar os verdadeiros ganhadores nessa competição: as grandes empreiteiras, a indústria do cimento, do material elétrico, do plástico, da metalurgia em geral, as redes de comunicação televisiva, as emissoras de rádio, os jornais e revistas, as fábricas de bebidas, os bancos... e, finalmente, as empresas do turismo, além, é claro, daqueles políticos que receberão um bom incentivo financeiro desses setores privilegiados que, com muito mais prazer, custearão suas ricas candidaturas.

 

Enquanto governantes prometem investir 28,8 bilhões de reais na cidade do Rio, esquecem de informar que o dinheiro reservado para a despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas, durante o Pan realizado no mesmo Rio, sumiu e ninguém viu; não informam por que não houve a tão prometida expansão do metrô carioca, talvez o único que traria algum benefício popular; também não informam que as obras faraônicas do Pan se transformaram em "elefantes brancos", sem nenhuma utilidade para o povo carioca; nem mesmo deram satisfações sobre as falcatruas nos faturamentos das empresas que enriqueceram escandalosamente com aquelas obras.

 

Ainda assim o povo ficará muito feliz porque teremos pela frente sete anos de intensa propaganda - verdadeiro ópio ideológico - sobre a Copa do Mundo de 2014 e sobre os maravilhosos preparativos para as Olim... piadas brasileiras em 2016. Assim, com muito circo e pouquíssimo pão, o povo trabalhador irá curtindo a felicidade de ser o anfitrião da Copa e dos Jogos Olímpicos. Em troca, alguns esportistas – dopados ou não – conquistarão medalhas de ouro, prata e bronze e estaremos entrando para o "universo dos países do primeiro mundo"!

 

É bem verdade que, até lá, trabalhadores serão temporariamente contratados, conseguirão ganhar algum dinheirinho e adiarão por alguns anos suas angústias pelo desemprego, trabalho precário e salários irrisórios. Aí as Olim... piadas passarão e nada terá mudado para o povo. Mas os donos do capital estarão muito felizes, com suas burras abarrotadas com nosso dinheirinho, certamente boa parte resultado de contratos fraudulentos, que estará faltando para a saúde, educação, moradia popular, saneamento básico, transporte...

 

Os Jogos Olímpicos serão sentidos, então, como um possível grande evento brasileiro, cantado em prosa e verso pelo mundo capitalista. Porém, ninguém terá coragem para afirmar que os Jogos terão sido um acontecimento, porque nada vai mudar na vida da nação. Eventos passam como a brisa sem nada mudar. Acontecimentos permanecem como vida para o povo. Mas sabemos que não será um Acontecimento. Assim, "depois que a banda passar"...

 

Waldemar Rossi é metalúrgico aposentado e coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #15 POLITICA DO PÃO E CIRCOgabriel gomes 21-10-2009 07:48
Olim-piadas... essa é uma velha estratégia de alienação misturada com a nossa nova forma de FALTA DE ETICA e nossa nova visão do valor do dinheiro publico!
é uma pena que tantos que lutaram contra a repressão ainda estejam vivos para verem o país se afundando no neoliberalismo e na cára de pau de quem acha que o povo só presta pra gerar lucro!
PS: e ainda temos que aceitar que nossos atletas - que em muitos casos tem um apoio ridículo ou nulo do estado - serão usados para alimentar toda essa palhaçada!

mudar o mundo?...
que Deus nos perdoe pelo que estamos fazendo com ele...
Citar
0 #14 INACIO 20-10-2009 15:09
ALGO TÃO FÚTIL E LUNATICO COMO ESSE EVENTO TEM QUE SER IMEDIATAMENTE REPUDIANO PELA POPULAÇÃO, ESSA É UMA VELHA TECNICA QUE ELES USAM PARA DESVIAR A ATENÇÃO DESSE POVO ALIENADO, QUEM APOIA UMA MERDA DESSA OU É IDIOTA OU ESTÁ LUCRANDO.
Citar
0 #13 É uma piada mesmoTere 15-10-2009 08:14
Para quem diz que as olimpíadas são boas porque levantam a auto-estima do brasileiro. Isso não é verdade. É uma ilusão achar que fazer uma olimpíada no Brasil vai melhorar a auto-estima do povo. Para que isso aconteça, é necessário que o povo tenha um trabalho decente, comida, moradia, infra-estrutura, e perspectiva de vida. Isso não vai ser trazido por uma olimpíada. Não permanetemente. Como já foi dito, muitos terão um trabalho temporário, viverão um clima de festa temporário, ou seja, a auto-estima será temporária também. O pior, depois que tudo acabar, e o povo ver que nada, realmente nada, mudou, a auto-estima leva um tombo ainda maior.
Não acho errado fazer as Olímpiadas no Brasil, mas também não acho que as Olimpíadas sejam um momento de festa não. Mas sim de reflexão " Se os governantes tem dinheiro para toda essa farra, por que é tão difícil fazer as obras de que tanto necessitamos?"
O problema não são as Olimpíadas, o problema é a ilusão que se cria em torno deste e de todos os eventos internacionais.
Citar
0 #12 Olimp....piadas comentáriolucy 12-10-2009 08:00
Realmente o senhor está certo mais infelizmente ou felizmente vivemos num pais chamado Brasil, terra de ninguém colonizado por todo mundo.Tenha certeza que vc está certo,mais o que eu cidadã brasileira posso fazer a respeito?Afinal nós estamos em desvantagem eles são muitos e nós pagamos pelo erro da população.
Citar
0 #11 Sejamos mais positivos!João 12-10-2009 04:35
Fico só imaginando como é que um cidadão sonha em mudar o mundo e age assim tão negativamente.
Amigo, lutemos, mas lutemos pensando positivo e nao sofrendo antecipadamente. Demos um voto de confiança ao evento!
Muita Paz!
Citar
0 #10 OLIM...PIADA$HERODOTO CARNEIRO 10-10-2009 16:35
CARÍSSIMOS LEITORES;

O POVO QUE FESTEJAVA EM COPACABANA NÃO REPRESENTA SIGNIFICATIVAMENTE O CARIOCA E O FLUMINENSE.

OS MORADORES DAS FAVELAS E DA PERIFERIA FORMAM UMA IMENSA MASSA DE DESEMPREGADOS E EXCLUÍDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFRA-ESTRUTURAS,SAÚDE E EDUCAÇÃO...

MUITOS QUE ALI ESTAVAM FORAM ALUGADOS.

NÃO HÁ DÚVIDAS QUE SERÁ A FARRA PRINCIPALMENTE DAS EMPREITERIRAS E EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COM SEUS CÁLCULOS SUPER FATURADOS.

NÓS PAGAREMOS E FICAREMOS FORA DAS FESTAS.

E VOCÊS JÁ FORAM CONVIDADOS PARA A ABERTURA,ALGUM JOGO E/OU ALGO DO GÊNERO ?

NA VILA HÍPICA DE DEODORO ATÉ OS PASSARINHOS FORAM EXPULSOS DA REGIÃO E ATUALMENTE O LUGAR ESTÁ ABANDONADO,COM SINAIS DE DETERIORAÇÃO.

LULA E SEUS NOVOS COMPANHEIROS SOUBERAM COMPRAR OS EVENTOS,AFINAL ESTÃO EMPRESTANDO DINHEIRO AO FMI,ENTREGANDO A AMAZÔNIA,PRIVATIZANDO A PETROBRÁS,NÃO FIZERAM A REFORMA AGRÁRIA,A ÁGUA E O SUBSOLO AGORA SÃO DELE$ E AS PESTES SEGUEM PROLIFERANDO.

O QUE DIZER DA CIÊNCIA E DA EDUCAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS ?

LULA É UM BOM PAI E ESTADISTA,AFINAL CONSEGUE MATAR OS SEUS FILHOS PELA BOCA,EMPURRANDO-LHES GUELA ABAIXO OS TRANSGÊNICOS E ALIMENTOS ENVENENADOS.

UM BRINDE AS OLIM...PIADA$ !

FOI TRISTE VER E OUVIR ALGUNS EX-COMUNAS VENDENDO PEIXE PODRE PARA O POVÃO.

ESTE É O NOSSO PAÍS.

ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO.

HERODOTO CARNEIRO.
Citar
0 #9 zuleica jorgensen malta nascim 08-10-2009 15:22
Na contramão do que o povo quer, a insistência na visão negativa de tudo não leva a nada. Negar os avanços brasileiros no sentido de não só propiciar melhores condições de vida às populações pobres, mas principalmente na recuperação da auto estima no país, é não enxergar um palmo adiante do nariz. Vocês precisam repensar as táticas e estratégia para chegar onde queremos.
Citar
0 #8 É de gargalhar.Nayala Maia 08-10-2009 13:36
Quando eu vi aquela cena do povo, no rio de Janeiro gritando de euforia, sinceramente me deu vontade não de rir, mas de gargalhar.Assino em baixo do que disse o autor deste artigo. O brasileiro tem ainda um longo caminho pela frente para ser mais consciente e politizado.
Citar
0 #7 Muito Bom!Guido 08-10-2009 11:48
Concordo! Alem disso o povo vai ficar endividado por causa das olim..piadas... Quem vai pagar somos todos nós!
Citar
0 #6 Giovani 08-10-2009 10:20
Boa tarde !!
Me parece que nos próximos 7 anos o Rio de Janeiro será o único município no Brasil, pois todas as atenções estarão voltadas para essa cidade. será que a cidade que eu moro vai receber alguma verba para melhorar a infra-estrutura nos próximos 7 anos?? muito do que for arrecadado na minha cidade (Lages) e nos outros 292 municipios do meu querido estado de Santa Catarina que tanto contribui em impostos para o Brasil vai receber de algum investimento??
tudo o que for feito no Rio, com certeza é imposto arrecado em 25 outros estados e nos 5562 municipios brasileiros,
é justo nós pagarmos essa conta???
se os cariocas querem fazer olimpíadas, que façam, mas com impostos arrecados lá, e não fazer festa com o dinheiro suado dos impostos dos catarinenses.
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados