Correio da Cidadania

Edição 1041 – 12/12/2016 a 18/12/2016

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

O Projeto de Reforma da Previdência do Governo Temer

Por Gulherme C. Delgado

 

alt

 

Às mulheres em geral e rurais em particular são reservadas as cargas mais pesadas de onerações, sob a argumentação algo cínica de que estaríamos na era e sob a cultura da igualdade de gêneros. Faz-se “tábula rasa” das diferentes jornadas reais de trabalho e remunerações e se impõe a idade única de aposentadoria. Agrava-se ainda a situação feminina de maior longevidade comprovada de duas formas; a) pela proibição de acumulação de aposentadoria e pensão na hipótese do falecimento do cônjuge; b) pela redução a 50% do valor do benefício atual às novas pensões.

 


 

POLÍTICA

 

”O homem que não conheceu o medo”

Por Frei Betto

 

Em encontro com o juiz Nelson Guimarães, do Tribunal Militar, o arcebispo questionou-o: “O senhor sabe que é responsável pela vida dos presos?”. O juiz auditor assentiu: “Assumo a responsabilidade”. Dom Paulo retrucou: “Meu filho, assume dois ou três dias. E que contas dará o senhor perante si mesmo e perante Deus?”. O juiz respondeu de cabeça baixa: “O senhor tem razão”.

 


 

Dom Paulo Evaristo Arns entra na história e se torna presença viva de geração em geração

Por Daniel Lima

 

É impossível alguém desejoso de conhecer os processos históricos de luta por justiça e direitos humanos no Brasil não passar por Dom Paulo. É, neste momento, que Dom Paulo atravessa gerações e se faz presente na vida de todas e todos lutadores que gastam suas vidas por um mundo de justiça e paz!

 


 

Dom Paulo Evaristo Arns, o pastor de um tempo de lobos: imprescindível!

Por Celso Lungaretti

 

Quando o entrevistei longamente em 2003, dom Paulo já era um homem combalido, que caminhava com dificuldade e tinha problemas de audição – decorrentes, esclareceu-me, de ferimentos sofridos quando de uma tentativa de sequestro num país latino-americano (pretendiam obter, em troca, a liberdade de um chefão do narcotráfico). Tal entrevista permanece bem atual, daí reproduzirmos aqui seus principais trechos.

 


 

Devemos aprender a navegar no caos: recentes batalhas e as fissuras no bloco inimigo

Por Guilherme Bastos Lima

 

A foto, capa recente da Folha, e que mostra Temer cercado sob pressão tucana, expressa que o veículo paulista encorpa, mesmo ainda timidamente, a campanha, já assimilada por uma ala do PSDB, do Fora Temer; mas não é só isso: dos presidenciáveis tucanos, apenas Aécio aparece. Recado mais claro impossível; enquanto Serra dá voltas pelo mundo, o preservado Alckmin se fortalece em retirada de cena nesse período conturbado, e Aécio é queimado.

 


 

As perspectivas de um Brasil de párias

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Uma das bandeiras de luta para os próximos passos é anular, através de um plebiscito nacional, as decisões tomadas pelos traidores.

 


 

Pensando a longo prazo – Atrasado versus moderno

Por Wladimir Pomar

 

Para analisar tais problemas do desenvolvimento capitalista brasileiro não nos serve a economia política weberiana, nem a dos “capitais culturais” de Bourdieu, e muito menos a clássica liberal, a neoclássica neoliberal ou a “marxista-keynesiana”.

 


 

Fidel: cerimônia do adeus

Por Frei Betto

 

Por conversas que tivemos, suponho que se aproximara do agnosticismo. Há três anos comentei com ele que muitos me perguntavam se ele tinha fé cristã. E eu respondia que o considerava agnóstico. Deu um sorriso sem me objetar.

 


 

SOCIAL

 

Nocauteando a educação

Por Otaviano Helene

 

Várias das consequências negativas das mudanças têm sido apontadas. Mas uma delas, a criação de profissionais da educação por meio de um título de “notório saber”, concedido pelos sistemas de ensino, não tem recebido a atenção que merece. Notem que a mudança na LDB faz com que o sistema educacional reconheça que educação formal é desnecessária para exercer funções na própria área educacional!

 


 

ECONOMIA

 

Entre gritos e sussurros

Por Paulo Metri

 

Desconfio que se trata de uma agressividade enraizada em ódio. Vem à minha cabeça a certeza que há algo da luta de classes nesta discussão, o que explica o ódio exacerbado. A aversão da classe dominante a posições inclusivas e socializantes é gritante.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: triunfo da resistência indígena em Standing Rock

Por David Brooks

 

Em um triunfo espetacular da maior mobilização de resistência indígena da história recente dos Estados Unidos, o governo federal anunciou que não outorgará licenças para continuar com a construção de um oleoduto em Dakota do Norte, que atravessaria terras sagradas por baixo do rio Missouri e buscará rotas alternativas para o projeto.

 


 

Mosul, Raqqa e Aleppo: a guerra continua

Por Ghayath Naisse

 

As duas ofensivas estão apoiadas pela coalizão dirigida pelos EUA e a população civil segue sendo a primeira vítima. Dentro destas guerras contra o EI, se oculta uma rivalidade entre as potências regionais e imperialistas.

 


 

 

0
0
0
s2sdefault