Correio da Cidadania

Edição 1035 – 31/10/2016 a 06/11/2016

0
0
0
s2sdefault

 

“Temer terá muita dificuldade para concluir seu mandato e o cenário para os próximos anos é sombrio”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Encerradas as eleições e seus esforços de campanha, o Brasil volta a encarar a depressão que abala a economia e os pacotes de medidas do governo Temer, ainda incapazes de qualquer resposta positiva à crise geral. Ao mesmo tempo, a onda de ocupações de escolas e universidades sinaliza que a rebeldia social e popular não está fora da cena e sugere que as incertezas e instabilidades não têm prazo final. É sobre esse complexo quadro que o Correio da Cidadania publica entrevista com o economista Plinio Arruda Sampaio Junior.

 


 

“Freixo ajudou em um processo de mobilização que será muito importante no próximo período”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

As eleições municipais se encerraram após o segundo turno que ainda mobilizava 55 cidades e, no chamado campo progressista, a campanha de Marcelo Freixo (PSOL), derrotado pelo candidato e bispo evangélico Marcelo Crivella (PRB) no Rio de Janeiro, foi certamente a mais marcante. Para comentar a sensação deixada por essa candidatura e fazer uma análise geral do pleito, o Correio da Cidadania entrevistou Flavio Serafini, deputado estadual pelo mesmo partido de Freixo e que disputou a prefeitura de Niterói.

 


 

POLÍTICA

 

Pensando a longo prazo – legados do patrimonialismo

Por Wladimir Pomar

 

O crescimento da luta de classes pela reforma agrária e contra a desnacionalização da economia brasileira foi o acicate para a reação conservadora e reacionária e para o desencadeamento do golpe militar de 1964.

 


 

Após as eleições, céu escuro e nuvens pesadas

Por Ronald Santos Barata

 

O que restou das esquerdas situa-se, principalmente, no Rio de Janeiro, independentemente do resultado da eleição para a prefeitura. A coligação PSOL-PCB incumbe-se da grande responsabilidade de juntar os outros grupos de esquerda e os verdadeiramente democratas, elaborar um consensual projeto de nação, lutar para impedir a entrega do petróleo e demais minérios, barrar a reforma da Previdência e a trabalhista. Sair do genérico “Fora Temer” e agregar outras bandeiras de luta.

 


 

A religião do medo

Por Frei Betto

 

Uma religião que não pratica a tolerância nem respeita a diversidade religiosa, e se nega a amar quem não reza pelo seu Credo, serve para ser lançada ao fogo.

 


 

Brasil: ainda estão rolando os dados

Por Antônio Martins

 

Passadas as eleições, toda a velha mídia diz que uma página foi virada, com a vitória dos liberais e conservadores. Veja o que há por trás desta análise apressada.

 


 

SOCIAL

 

Trabalho em casa alheia: melhor que acabe mesmo

Por Henrique Júdice

 

No Jornal Nacional de 2 de novembro, a Globo levou ao ar uma reportagem sobre as causas e efeitos da substituição do emprego doméstico pela contratação por dia para as tarefas do lar. Há tempos, porém, se sabe que é possível mentir ou – como no caso – promover objetivos escusos dizendo apenas verdades. A reportagem em questão se presta, e isso é óbvio, a preparar terreno ao rebaixamento do salário mínimo.

 


 

Outra Ecologia é possível

Por Frei Marcos Sassatelli

 

O Livro-Agenda latino-americana mundial, “além de ser para uso pessoal, foi pensado como instrumento pedagógico para comunicadores, educadores populares, agentes de pastoral, animadores de grupos e militantes”.

 


 

Resistência da Eletropaulo em enterrar fios deixa paulistanos no escuro

Por Raquel Rolnik

 

João Doria Jr., disse que a lei seria cumprida, ainda que ele não tenha se comprometido com o programa de enterramento de fios. Vai ser uma boa oportunidade para novo prefeito lidar com a ineficiência do setor privado.

 


 

ECONOMIA

 

Escolha racional do modelo de exploração do Pré-Sal

Por Paulo Metri

 

A natureza “colocou”, no mínimo, 100 bilhões de barris de petróleo de boa qualidade dentro do nosso território, na área do Pré-Sal, podendo chegar a mais de 170 bilhões de barris. O que se deveria discutir em relação ao modelo de exploração do Pré-Sal é, em primeiro lugar, como deve ser repartido o excedente petrolífero ou lucro líquido desta atividade. Mas deve-se discutir também se a atividade petrolífera pode ser usada para que metas de políticas públicas sejam atingidas.

 


 

INTERNACIONAL

 

Oriente Médio: pelo fim da barbárie dos bombardeios na Síria e no Iêmen

Por Gilbert Achcar

 

Tanto o regime sírio como o da Arábia Saudita constituem pilares do antigo regime árabe podre, contra o qual se produziu a revolta popular, que sonhava em destruir essa lógica e estabelecer em seu lugar uma nova ordem que buscasse “pan-arabismo, liberdade, justiça social e dignidade nacional”, que representa o melhor resumo das aspirações da “primavera árabe”. O objetivo destes dois bombardeios é essencialmente o mesmo: enterrar o processo revolucionário iniciado em dezembro de 2010.

 


 

Maioria dos norte-americanos não confia nos partidos

Por Luiz Eça

 

É o que mostra a pesquisa “Valores Americanos em 2016”, realizada pelo “Public Religion Research Institute”. Mas a descrença geral vai mais longe: mais da metade desconfia da lisura do processo eleitoral. Apenas 43% acham que seus votos serão computados corretamente. Completando, foi revelado que mais norte-americanos veem de modo negativo a direção do país do que em 2012.

 


 

Venezuela: esta impossível coabitação

Por Pablo Pozzolo

 

Do lado das negociações, a única que aparece no horizonte é a possibilidade de um encontro convocado pelo mediador designado pelo papa Francisco, o arcebispo argentino Emil Paul Tscherrig. A convocatória, também apoiada pela Unasul e prevista para ser realizada na Ilha Margarita, divide a oposição. O ex-candidato presidencial Henrique Capriles e Ramos Allup anunciaram na semana passada que não irão.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

O saneamento foi para o esgoto

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Um dos itens que teve debate zero nessas eleições municipais, tão fundamental para cada município brasileiro, foi o saneamento básico. Nem os candidatos, nem a mídia, nem mesmo a Igreja soube colocar a temática em debate.

 


0
0
0
s2sdefault