Correio da Cidadania

Edição 1016 – 20/06/2016 a 26/06/2016

0
0
0
s2sdefault

 

8 meses do desastre de Mariana (MG): “lucro privado, prejuízo coletivo”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Já se passou mais de meio ano do rompimento da barragem de rejeitos do grupo de mineradoras Samarco/Vale/BHP em Mariana-MG. Na ocasião, toneladas de lama tóxica varreram 800 km de curso de um dos principais rios do ecossistema brasileiro, causando incontáveis impactos ambientais, sociais e econômicos na região do Rio Doce. Para debater tais impactos sob um ponto de vista técnico, falamos com os biólogos Dante Pavan e Viviane Schuch. “Vemos que as leis e os mecanismos da sociedade de proteção ao meio ambiente não estão funcionando”.

 


 

“Nenhum Papa foi tão longe na condenação ao capitalismo como Francisco”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

O papado de Francisco continua a alvoroçar o catolicismo e a opinião pública mundiais, num pontificado que, ao lado da promessa de fomento à “opção pelos pobres”, tem ousado fazer críticas às engrenagens de um capitalismo em crise em níveis bem acima do esperado. Para discutir o papel daquele que muitos consideram o maior líder político da atualidade, o Correio da Cidadania entrevistou o filósofo franco-brasileiro Michael Löwy, estudioso da Teologia da Libertação.

 


 

POLÍTICA


As Fábricas de Cultura ocupadas e a política cultural no Brasil

Por Givanildo Manoel

 

As Fábricas de Cultura são uma política da Secretaria Estadual de Cultura que desenvolve projetos na área cultural em algumas regiões de São Paulo. Infeliz e contraditoriamente, este tipo de projeto tem sido parte das tentativas de cooptação e chantagem da juventude, principalmente periférica, por parte de governos municipais, estaduais e federal.

 


 

A estratégia do PT

Por Raul Zibechi

 

Segundo Rossetto, “os golpes podem ser derrotados, como sucedeu em 2002 na Venezuela”, quando Hugo Chávez foi derrubado e aprisionado. Esta posição esquece que, em uma década, o clima político regional mudou de rumo e hoje as tendências conservadoras são mais potentes que as progressistas.

 


 

Festa de São João

Por Frei Betto

 

Neste ano, todos nós, devotos de São João, devemos pedir muita luz para o Brasil, onde muitas cabeças vêm sendo degoladas pela corrupção e os desmandos administrativos.

 


 

A Crise

Por Ronald Santos Barata

 

É urgentíssimo que os pequenos partidos e grupos de esquerda que não se promiscuíram se entendam e apresentem um projeto para o país, sem se iludirem com a “ex-querda” que participou dos últimos governos.

 


 

Junho de 2013: o enigma que sobrevive

Por Marcelo Castañeda

 

Sua ambiguidade faz com que passe por contínuas ressignificações ao longo do tempo e dos atores que buscam interpretá-lo. É nessa ambiguidade que mora a força e a fraqueza de junho de 2013, que lhe faz parecer vivo e morto ao mesmo tempo, com destaque para a sua capacidade de imprevisibilidade. Vive na memória de um campo de lutas que se reconfigura a todo instante.

 


 

O Brasil é viável?

Por Joaquim Francisco de Carvalho

 

Sobra o Poder Judiciário, que vem cumprindo dignamente a sua missão. Talvez esteja aí a chave para a viabilização do Brasil e sua entrada no grupo dos países desenvolvidos. Para isto, o Supremo Tribunal Federal deveria exercer, em regime de exceção, o seu papel de Corte Constitucional, com poderes acrescidos para atuar no sentido de promover uma reforma constitucional. A partida para isto seria dada pela cidadania, por meio de uma campanha semelhante à que deu origem à Lei da Ficha Limpa.

 


 

Pensando a longo prazo

Por Wladimir Pomar

 

Em outras palavras, Jessé Souza, do ponto de vista político atual, se encontra nas fileiras daqueles que combatem a guinada conservadora e reacionária. Porém, apesar daquelas afirmações, hoje relativamente consensuais em grande parte da “inteligência brasileira” comprometida com o país e seu povo, A Tolice da Inteligência Brasileira contém uma série de afirmações e conceitos que merecem uma crítica mais demorada.

 


 

Quem você prefere morto?

Por Frei Betto

 

É fácil lamentar a morte de tantas vítimas inocentes da homofobia extrema. Difícil é responder no íntimo ao questionamento de frei Guilherme. No entanto, a história está repleta de respostas.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Ocupações: nova tática de luta pelo SUS

Por Maíra Mathias

 

Militantes protestam contra o governo e ameaça de retrocessos nas políticas sociais a partir de ocupações de prédios do Ministério da Saúde.

 


 

SOCIAL

CPT, aquela que não deveria existir

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

O melhor seria que a CPT tivesse vida curta e desaparecesse, tendo cumprido sua missão, desde que as razões que provocam sua existência desaparecessem do Brasil. Nem olhando o horizonte conseguimos vislumbrar essa possibilidade.

 


 

Cesáreas e sua indicação

Por Melina Pécora

 

A resolução do CMF que permite partos cesarianos por escolha da mãe somente a partir da 39ª semana de gestação é perigosa, pois medicina, assim como o direito, é o caso concreto, o momento.

 


 

ECONOMIA

 

O fracasso da gestão das multinacionais do petróleo e as lições para a Petrobrás

Por Felipe Coutinho

 

As maiores multinacionais de capital privado do setor do petróleo não repõem suas reservas na taxa em que são esgotadas, têm produção declinante, apresentam resultados financeiros fracos, e perderam boa parte de sua capacidade tecnológica, ao terceirizar suas atividades às empresas prestadoras de serviço. Em uma palavra, definham.

 


 

INTERNACIONAL


O “Brexit” e os seus admiradores

Por Rui Tavares

 

Para qualquer observador, mesmo distraído, este referendo foi ganho com temas de direita e nenhuma promessa acionável de políticas sociais. E os principais beneficiários deste "Brexit" serão gente como Marine Le Pen, Geert Wilders e o partido extremista alemão AfD — que são os portadores nos seus países dos mesmos temas.

 


 

Arábia Saudita pressiona e sai da lista dos países que matam mais crianças

Por Luiz Eça

 

Segundo relatório da ONU que lista os países que matam mais crianças, nada menos que 512 já foram mortas e 667 feridas pelas forças sauditas. O que representa 60% das vítimas infantis na Guerra do Iêmen. Desta vez, Ban ki-moon pisou na bola. Será que a “pressão saudita” incluía cortar as verbas que o reino concede à ONU?

 


 

Centenas de cúmplices no atentado de Orlando

Por Luiz Eça

 

O atentado na boate gay em Orlando (estado da Flórida) foi praticado por um lobo solitário, porém ele não estava sozinho. A arma do massacre, o AR-15, um fuzil de assalto de uso das Forças Armadas dos EUA, pode ser adquirida numa loja ou até pela internet por cerca de 500 dólares. Não foi à toa que a NRA (Associação Nacional do Rifle) já escolheu Trump como seu candidato.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Entregar nossos parques estaduais a empresas privadas é solução?

Por Raquel Rolnik

 

O projeto aprovado pelos deputados paulistas não apresenta sequer diretrizes mínimas que orientem tais editais. Integrantes do conselho estadual do meio ambiente inclusive foram pegos de surpresa.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

‘Geraldinos’: triste retrato da falência do futebol brasileiro

Por Raphael Sanz, da Redação

 

Como dito no filme, há uma lógica fria, tecnocrática e cruel que se expressa na modernização do Maracanã. Uma lógica que tira do estádio e dos espaços públicos em geral a diversidade da qual é composto o povo brasileiro. Que retira o espaço de liberdade e convívio e troca pelo espaço de consumo. Como que dizendo: “que torçam, mas longe daqui”. Em outras palavras: “o fim da geral é a derrota de uma concepção de estádio e o fim de um projeto de cidade”, como vaticina Freixo, entrevistado no filme.

 


 

RESENHA

 

Quatro anos da carnificina de Curuguaty

 

Livro denuncia que massacre abriu caminho ao golpe no Paraguai.

 


0
0
0
s2sdefault