Correio da Cidadania

Preservação do Patrimônio Natural é tema de “livro-expedição” em SP

0
0
0
s2sdefault

 
Créditos: Silvestre Silva


Mico leão preto, jaguatirica, bugio-ruivo, onça-parda, cerrado, manguezais e florestas. Estas são algumas espécies de fauna e flora preservadas em propriedades privadas do Estado, que foram registradas pelo fotógrafo naturalista Silvestre Silva durante sua expedição de mais de 9 mil km e quase 50 municípios para o livro “Cultura e Natureza – Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs”. A publicação será lançada pelas editoras Bela Vista Cultural e Tuim, dia 26 de outubro, às 19h, no Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP e será distribuída gratuitamente nas bibliotecas públicas paulistas até dezembro deste ano.

Com o objetivo de apresentar a conservação da natureza em propriedades que possuem uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, uma categoria de Unidade de Conservação da Natureza, o livro traz um registro fotográfico e histórico destas reservas. Uma ferramenta para introduzir o leitor no universo cultural e ambiental das RPPNs, a publicação aborda as reservas particulares cujos proprietários, pessoa física ou jurídica, voluntariamente assumem a responsabilidade de proteger uma área de floresta em sua propriedade em caráter perpétuo.

A obra é repleta de curiosidades sobre estas reservas ecológicas paulistas. Um dos destaques é a RPPN Sítio Curucutu, a primeira RPPN registrada numa capital brasileira. A reserva fica na zona rural da cidade de São Paulo, na região de Parelheiros, a mais de 40 km de distância do centro urbano. O sítio é cortado pelo rio de mesmo nome do local, Curucutu, e é residência de colmeias de abelhas africanas, arapongas, cutias e palmeiras-juçara, de palmito, espécie quase extinta da Mata Atlântica.

Esta e outras histórias fazem parte da publicação coidealizada pela Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo - FREPESP - e pela editora Bela Vista Cultural. Com o objetivo de tornar-se um material de referência sobre o universo das RPPNs Paulistas, o livro será apresentado em municípios do interior do Estado pela equipe editorial (com apoio da Secretaria Estadual da Educação, do Sesc SP e da Editora SESI-SP).

Nestes encontros com o público, os autores e realizadores conversam com a população local e estudantes de escolas públicas sobre o trabalho desenvolvido por estes proprietários em prol da Conservação Voluntária da Natureza, ajudando no reconhecimento, fortalecimento e comprometimento das ações de preservação do patrimônio natural, fazendo a doação de exemplares dos livros às instituições culturais locais.

O livro, com apresentação da AB Concessões, patrocínio da Companhia de Navegação Norsul e co-patrocínio das empresas Engie Brasil Energia e Banco ING, obteve aprovação de edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e contou com apoio da Fundação Florestal e do WWF-Brasil. Os textos sobre as propriedades são de autoria de Federica Fochesato, sob coordenação de Ana Celina Tiburcio e crivo de Ana Maria Soares na consolidação das informações disponibilizadas pelos proprietários de RPPNs e pela FREPESP.

Serviço

Lançamento do livro Cultura e Natureza – Áreas Protegidas do Estado de São Paulo: RPPNs
Data : 26 de outubro. 19h.
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar - Bela Vista.

Cronograma de visitas e distribuição do livro

21/11 – Bertioga/ Santos
22/11 – Mogi das Cruzes
23/11 – Pindamonhangaba/ Santo Antônio do Pinhal
26/11 – Amparo/ Mogi Mirim
29/11 – Pirassununga
30/11 – Araraquara/ Matão
03/12 – Pitangueiras/ Sertãozinho
04/12 – Barretos
05/12 – São José do Rio Preto
10/12 – Itu
11/12 – Tatuí/ Itapetininga
12/12 – Piracicaba
13/12 – Jaú

Os horários e locais das visitas realizadas por representantes da Editora Bela Vista Cultural, Frepesp, Fundação Florestal, WWF-Brasil  e o fotógrafo naturalista Silvestre Silva serão divulgados em breve.

Fale Conosco
0
0
0
s2sdefault