Correio da Cidadania

Historiador lança livro que discute fim do ciclo de governos progressistas na América Latina

0
0
0
s2sdefault

 

Na abertura do presente ensaio, Fabio Luis Barbosa dos Santos declara não se arrepender de ter votado e defendido o PT. Não é o único, claro. Porém, de tanto se votar e defender, naturalizou-se a identificação entre esquerda e PT. Nela reside um dos principais fatores do imobilismo político de agora. Por isso, o autor considera um imperativo político incontornável fazer o luto do PT.

 

Diante da crise terminal que o consome, por que não ajudar seus militantes a atravessar o estágio inicial de negação — e de paranoia — em que se encontram? Ao contrário do que ainda fantasiam, não era bem um cerco que vinha se armando e fechando em torno da esquerda. Fazia tempo que o PT era a parte mais ativa desse mesmo cerco ao campo popular, que lograra afinal asfixiar e por fim desmoralizar, depois de havê-lo instrumentalizado até à corda.

 

Fabio Luís demonstra o seu argumento por um ângulo surpreendente e, a meu ver, fulminante: enterrar essa mentalidade de cerco estendendo o luto a ser feito até a chamada onda progressista sul-americana, iniciada com a eleição de Hugo Chávez, em 1998, e que dezoito anos depois veio morrer justamente na praia petista. Vista pelo prisma desse esgotamento continental, o nosso muda inteiramente de figura.

 

Segundo o autor, a derrocada não menos calamitosa dos governos progressistas-extrativistas se explica muito pouco pela pressão imperialista de sempre, que no limite se confunde com a história do subcontinente, e muito mais pela economia política do petismo, que projetou seu modo de regulação de conflito social, juntamente com seus famigerados “campeões nacionais”, para o seu entorno estratégico regional. Menos um cerco geopolítico do que um projeto de poder exercido para conter a expectativas de mudança, não somente no país, mas em toda a região.

 

A ser assim, fica a dúvida: melancolia e luto pela esquerda petista sim, mas pelo poder petista?

 

* Texto de orelha do livro, escrito pelo filósofo Paulo Arantes

 

Informação

 

O livro será lançado nesta quarta-feira, a partir das 17 horas, no Memorial da América Latina, localizado ao lado da estação Barra Funda de metrô, capital de São Paulo.

 

Sobre o autor


Fabio Luis Barbosa dos Santos é doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo em Osasco e autor do livro Origens do pensamento e da política radical na América Latina (Editora Unicamp, 2016).

 

Mais informações aqui, no site da editora.

0
0
0
s2sdefault